Os Segredos do São Paulo Fashion Week que Você sempre quis saber

Os Segredos do São Paulo Fashion Week que Você sempre quis saber

OS SEGREDOS DO MAIOR EVENTO DE MODA DO BRASIL

Quer saber tudo sobre esse magnífico desfile de moda? Então, está no lugar certo, pois no tema de hoje revelaremos todos os segredos!

No mundo da moda, o famoso São Paulo Fashion Week (SPFW) com certeza está entre os eventos mais badalados, sendo considerado como o mais importante de toda a América Latina.

Mas, para quem acha que essa semana da moda marca presença apenas no Brasil e região, está muitíssimo enganado.

De acordo com especialistas da área, o desfile brasileiro ocupa a 5° posição no ranking mundial, perdendo espaço apenas para os eventos de Paris, Milão, New York e Londres.

Assim, desde o ano de 1994 (primeira edição do São Paulo fashion week) o desfile vem ganhando cada vez mais relevância no mercado da moda, lançando tendências, modelos de renome e gerando um retorno financeiro absurdo.

 

Por isso, se você é um fashionista ou curioso de plantão e quer saber mais sobre os bastidores do São Paulo fashion week e as suas edições saiba que está no paraíso.

Acompanhe a seguir todos os detalhes da maior semana de moda brasileira e se torne um expert nesse evento!

Guia do São Paulo Fashion Week

 

Índice de conteúdo:

– Afinal, o que é o São Paulo fashion week?

– Quem pode participar desse evento?

– Quantas edições do São Paulo fashion week há por ano?

– Quanto vale o SPFW?

 

– Afinal, o que é o São Paulo fashion week?

modelo loira desfilando

Embora seja um evento de grande destaque no universo da moda no Brasil, poucas pessoas realmente sabem do que se trata, ou seja, além de um desfile com marcas de grife e modelos famosas.

Nesse sentido, há muitas dúvidas sobre o que é o São Paulo fashion week, mas não se preocupe, pois a seguir explicaremos direitinho do que se trata para você!

Bom, basicamente podemos resumir o SPFW como sendo um evento de moda que reúne os melhores profissionais da área.

Sua primeira edição ocorreu no ano de 1995, após Paulo Borges (produtor de eventos) e Cristiana Arcangeli (proprietária da marca de cosméticos Phytoervas) unirem forças para colocar o Brasil no cenário da moda, já o nosso país não tinha nenhum evento do tipo.

Além disso, essa semana da moda surgiu como uma necessidade de fortalecer nossos profissionais no ramo mundial, considerando que as tendências lançadas eram todas inspiradas em coleções estrangeiras, como as da Europa.

Assim então nasceu o São Paulo fashion week, uma das maiores janelas para estilistas, modelos, grifes e cultura brasileira na área da moda.

Então, independentemente do nome dado (Phytoervas Fashion, Morumbi Fashion Week, São Paulo Fashion Week), desde sua primeira edição já se destacou no mercado, sendo um sucesso total na primeira semana de moda, com duração de três dias.

Agora que você já sabe o que é o São Paulo fashion week, que tal conferir quem pode participar do evento?!

– Quem pode participar desse evento?

mulher no tablet

Não pense que no São Paulo fashion week é só modelo e estilista, pois para que esse evento majestoso acontece é preciso o envolvimento de muitos profissionais.

Dessa forma, esse desfile de moda reúne:

  • Estilistas nacionais
  • Influenciadores digitais
  • Grifes presentes no mercado brasileiro
  • Top models
  • Celebridades do Brasil e do exterior ligadas ao ramo da moda
  • Grandes coberturas de mídias
  • Compradores
  • Convidados especiais.

Entretanto, em um evento desse porte, não basta apenas a vontade de participar, pois para estar presente nos dias dos desfiles é necessário ser convidado ou estar credenciado.

Sendo assim, você pode ser convidado através de um convite especial, nos quais são dados à assessoria de imprensa das marcas participantes, mas não é uma tarefa muito fácil.

Mas, fique sabendo há outros meios, especialmente se você é Blogueiro(a), tem um site voltado às tendências da moda ou se trabalha para algum tipo de mídia de comunicação (jornalismo, fotografia, estagiário de moda e etc.).

Em ambos os casos é preciso estar atento as datas do evento, sendo que para o São Paulo fashion week 2020 não há mais tempo hábil.

Além disso, o Grupo Luminosidade (assessoria do evento), divulga com meses de antecedência temporada começar oportunidades para trabalhar nos bastidores do São Paulo fashion week.

Portanto, para a infelicidade de muitos, já vimos que quem participa do São Paulo fashion week, geralmente, são pessoas envolvidas com a moda, tais como clientes exclusivos e jornalistas de grandes meios de comunicação.

 

Quantas edições do São Paulo fashion week há por ano?

modelos no desfile

Acha que o desfile acontece uma vez ao ano? Acredita acontecer com menos frequência? É justamente esse uma das maiores dúvidas do povo com relação à essa semana de moda!

Bom, para não restarem mais dúvidas sobre quantas edições do São Paulo fashion week há por ano, saiba que se trata de um evento semianual.

O que isso quer dizer? Que esse ocorre duas vezes ao ano, normalmente entre os quatros primeiros e os quatro últimos meses do ano em questão.

Ou seja, para o São Paulo Fashion Week 2019 e 2020 não é mais possível se preparar e para participar, já que a última edição (47°) ocorreu agora em outubro, mas para o ano que vem ainda dá tempo hein.

Mas, afinal, quanto é investido e quanto gera esse badalado evento da moda? Será que realmente vale todo esse empenho? Confira mais detalhes a seguir!

 

– Quanto vale o SPFW?

Bom, que o São Paulo fashion week é um evento único e maravilhoso não temos dúvidas, não é mesmo?

Entretanto, se tem uma pergunta que fica no ar é se realmente compensa todo o investimento de tempo e dinheiro depositado nessa semana intensa de desfiles e produção.

Nesse sentido, estima-se que o essa semana da moda movimente cerca de cinco milhões de reais, somente no mercado brasileiro.

Só para você ter uma noção, o evento gera um retorno de 40 vezes a mais do capital investido, não é brincadeira!

Sendo assim, o SPFW é uma oportunidade única para movimentar a econômica, considerando que além dos tradicionais desfiles há também:

  • Praça de alimentação (food trucks)
  • Lojinhas comerciais de pequenos produtos
  • Parcerias entre marcas e grifes do mercado
  • Entre tantas outras opções.

Ah, e além de tudo isso, saiba que o evento também proporciona encontros de pessoas do meio, através de palestras, shows, performances e etc.

Portanto, saiba que o São Paulo fashion week é muito mais que um desfile de roupas “exóticas”, pois se trata de um evento reconhecido mundialmente.

Estamos falando de um ambiente único no ramo da moda, que tem grande relevância para o mercado, lançando tendências e divulgando diversas marcas brasileiras à nível internacional!

 

Share post
Personal Stylist formada pela escola Panamericana, Coach de Mães e Blogueira apaixonada por moda, alta gastronomia e viagens que decidiu unificar isso em um só lugar ajudando mamães de primeira viagem a se reencontrarem de forma visual e emocional.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Estamos online...
Powered by