Papinha de Bebê de Carnes, Legumes e Frutas Como fazer?

Papinha de Bebê de Carnes, Legumes e Frutas Como fazer?

O tema de hoje é papinha de bebê!!

Oi meus amores!

  • Depois de receber algumas perguntas de mães como:
  • Qual a melhor carne para colocar na papinha?
  • Qual quantidade de papinha para bebê de 6 meses?
  • Como fazer Papinha de frutas para bebê?

 

Decidi escrever este post para ajudar a vocês compartilhando um pouco da minha experiência.

 

É muito importante você apresentar para o seu bebê diversos tipos de legumes e frutas para ele conhecer diversos sabores para ajudar nesse momento de descoberta das crianças. Para a família será um momento de grandes descobertas e aventuras.

 

A grande maioria dos pediatras acabam sugerindo para os pais que comecem com a papinha para bebê de 6 meses gradativamente, conciliando com a amamentação do peito. Existem no mercado vários métodos de introdução alimentar para as crianças, como por exemplo o BLW (baby-led weaning), que seria desmame guiado pelo baby, seria oferecer as comidas em pedaços, para permitir que o seu filho se sirva sozinho que vai estimular o interesse pessoal do seu baby.

Papinhas Amassadas

bebe lambuzadoPara a minha filha eu não comecei direto nesse método, eu comecei com as papinhas amassadas (não batia no liquidificador) a partir dos 6 meses, no inicio eu colocava os legumes para cozinhar com uma carne, mas eu só usava a carne para fazer o caldo eu não colocava sal…Fui fazendo vários testes de combinação de legumes, tinha papinha que ela amava e outras nem tanto, se ela não gostava de uma determinada papinha eu mudava um legume para tentar novamente. No começo eu não colocava sal e não fiquei com medo dela achar sem sal, porque gente ela só tomava leite materno, então uma papinha não seria tão ruim assim né…. Aos poucos fui apresentando uma grande variedade de texturas, enriquecendo a diversidade para que ela consumisse todo tipo de vitamina. Sempre observando se o bebe tem alguma alergia a algum alimento.

manual-papinhas Se você procura por papinha de legumes para bebê veja o guia de como fazer aqui

 

As vitaminas são muito importantes para toda criança, o zinco estimula no crescimento das crianças e na imunidade, ele esta presente em diversos alimentos, como por exemplo frango, carne, arroz integral, brócolis e beterraba. A vitamina A também é de estrema importância a qual você pode encontrar nos seguintes alimentos: tomate, espinafre e couve. Ajuda na imunidade e é antioxidante. O ferro também é de grande importância, e os alimentos que você pode encontrar e mamão, batata doce, carne e vegetais verdes. Mencionei acima alguns legumes, mas existem muitos, por este motivo eu sempre pesquisei como preparar as papinhas para a minha filha gostar e se alimentar de uma forma saudável.

 

Se você procura por papinha de legumes para bebê veja o guia de como fazer aqui

 

A parte das papinhas de frutinha eu achei mais fácil, porque é docinho né…Claro que como mamãe de primeira viagem eu ficava com medo dela engasgar, de passar fome…Mas você precisa pensar que tudo e novo para você e para o seu baby e por isso precisa ir testando, não pode ficar só naquele básico, para o seu filho não crescer com muitas restrições.

 

babadorDepois que você passar do processo de papinhas amassadas, você vai começar a apresentar legumes em pedaços para o seu filho e já pode colocar carne nas refeições e as frutas você já pode cortar, essa fase fica mais fácil, mas aquele medo de engasgar sempre vai ter meus amores!

No começo você vai dar as papinhas para o seu filho, e quando for em pedaços ele mesmo pode pegar com as mãos, não fique com medo de sujar, pense que é uma fase de descobertas e ele precisa passar por essa experiência e que se ele não conhecer diversos alimentos nessa fase, quando ele estiver com 2 anos ele não vai querer  conhecer novos sabores.

Nada de Açúcar 

Nessa fase não dê para o seu filho açúcar, a minha filha não comeu açúcar até 2 anos de idade e hoje ela esta com 4 anos e come, porem ela tem a consciência de que não é saudável e deve comer com moderação.  Afinal o açúcar causa muitas doenças, como diabetes e hipertensão na vida adulta.

 

Comida industrializada também precisa evitar, devido o alto teor de sal e poucas vitaminas.

 

E congelar as papinhas, claro que pode….Se você foi aquela mamãe que usava aqueles potinhos de vidro para tirar o leite materno, você pode ate aproveitar esses potinhos para colocar as papinhas…

 

Você vai fazer aquela viagem e o seu bebe ainda está na fase de adaptação, isso é possível…. Lembro quando a minha filha tinha 7 meses e fomos para o Chile, resolvi levar algumas papinhas no avião…. Sim, isso é possível, pois a temperatura dentro do avião é bem gelada e consegue manter a papinha congelada. A parte das frutas foi mais tranquilo, fomos no mercado do Chile e compramos…. Fazendo isso ficou mais fácil para mim e meu marido, pois fomos só nos três e ficamos com medo dela comer algo no Restaurante e ter alguma alergia e não ter a pediatra dela lá né.  Essa fase do inicio é muito importante por isso achamos melhor não arriscar.

 

Todo esse processo de papinhas no começo achei que era desesperador, mas foi bem tranquilo, claro que nas primeiras semanas eu fiquei muito insegura, mas aos poucos tudo foi ficando muito tranquilo.

 

Hoje a minha filha esta com 4 anos de idade e ela come muito bem,  as vezes não gosta de uma coisa, mas ela tenta experimentar, acho engraçado que quando ela era bebe ela amava beterraba, hoje ela não gosta muito….Frutas ela gosta de quase todas, sempre apresentei diversas opções e isso ficou muito mais fácil para ela.

 

Em relação ao açúcar, ela experimentou a partir dos 2 anos, mas por ex ela não consome açúcar em grande quantidade. Vou dar um exemplo de como e alimentação dela em um dia:

 

Café da manhã

Uma tapioca com ou sem queijo, iogurte natural com granola e mel e uma fruta, ela sempre come uma fruta no café da manha.

 

Lanche da manhã

Uma fruta e uma torrada com requeijão

 

Almoço

Saladinha de pepino com tomate, arroz integral, carne desfiada, purê de couve flor e feijão

Lanche da tarde

Uma bisnaguinha com suco, fruta ou iogurte

Jantar

Sopa de legumes com fubá e frango desfiado

Meninas, tudo no começo parece difícil, mas depois vocês vão ver que tudo vale a pena. Afinal a sua família e o seu bem mais precioso, por isso tem que ter tempo e amor para eles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share post
Personal Stylist formada pela escola Panamericana, Coach de Mães e Blogueira apaixonada por moda, alta gastronomia e viagens que decidiu unificar isso em um só lugar ajudando mamães de primeira viagem a se reencontrarem de forma visual e emocional.

Comments (2)

  • Amei a dica! Muito obrigada em dividir a Su experiência 😍

    Juliana
    Responder
    • Por nada fico super feliz em poder ajudar.

      tania carvalho
      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Open chat
Estamos online...
Powered by